Total de acessos

Teste

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Portal G1: Mercado imobiliário em queda também na região nordeste

Há um ano, ele decidiu vender o imóvel, mas ainda não recebeu nenhuma proposta. “Tivemos apenas uma visita. A gente imaginava que fosse ter mais visitas para ver o apartamento, mas até agora nada”, disse. Além de Arquimedes, outros dois vizinhos da família estão na mesma tentativa

O mercado imobiliário de João Pessoa está começando a ser afetado pela crise econômica que atingiu o país. Em uma corretora da cidade, a média de imóveis vendidos caiu de oito no primeiro semestre de 2014 para três neste ano. “O mercado paraibano está um pouco retraído. E não foge ao que está acontecendo atualmente no nosso país. Eu acho que a confiança, que se diminuiu muito no Governo, criou uma certa insegurança. Por isso que muitos investidores e muitas pessoas decidiram esperar um pouco para depois adquirir sua casa própria”, declarou o corretor de imóveis Alexandre Miranda.

O professor Arquimedes Pereira é um dos consumidores que estão sofrendo com essa retração do mercado. Com a chegada de uma filha e planos de aumentar a família, o apartamento de 80m² que ele mora ficou pequeno. Há um ano, ele decidiu vender o imóvel, mas ainda não recebeu nenhuma proposta. “Tivemos apenas uma visita. A gente imaginava que fosse ter mais visitas para ver o apartamento, mas até agora nada”, disse. Além de Arquimedes, outros dois vizinhos da família estão na mesma tentativa.

O setor da construção civil também está desacelerado e os projetos de novos prédios estão sendo adiados. “As principais mudanças foram no comportamento do consumidor. A gente sabe que deu uma diminuída no volume de vendas, então nós prorrogamos para 2016 alguns lançamentos que nós tinhamos para 2015, com uma possível melhora no mercado”, explicou o gerente comercial de uma construtora de João Pessoa, Fabrício Marsicano.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Jarbas Pessoa, reconhece que houve queda nas vendas, mas garante que também houve ganho para quem trabalha no setor. Ele destaca que houve uma diminuição de janeiro a março de 2014 para o mesmo período de 2015, mas os números ainda indicam que seja favorável investir em imóveis. 

Para o conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Irenaldo Quintans, a baixa no setor não foi muito grande. 

Porém, ele reconhece que o mercado está sendo influenciado e enumera dois fatores que causam essa desaceleração. “O baixo crescimento do país, a baixa geração de renda e sálario e a insegurança que isso gera no consumidor têm afetado o mercado. Outro aspecto é a tendência de equilíbrio entre oferta e demanda. Nós passamos cinco anos produzindo muito e a equação oferta/demanda está bem mais próxima do equilíbrio. E isso faz com que haja um arrefecimento na velocidade de vendas”, explicou.

(Portal G1 - Notícia - 16/04/2015)
 VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Um comentário:

  1. Bastante engraçado ver como aqueles que dependem do setor de imóveis insistem em dizer que não há crise para camuflar a situação e fisgar os bobos.

    ResponderExcluir