Total de acessos

Teste

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Globo: Preços dos imóveis têm 11ª desaceleração em 12 meses

Se as previsões pessimistas de alguns analistas se confirmarem, com recessão e elevação de preços, essa desaceleração pode ficar mais acentuada - avalia o economista da Fipe, Bruno Oliva

O Índice FipeZap, que acompanha a variação do preço médio do metro quadrado dos imóveis em 20 cidades brasileiras, registrou a 11ª desaceleração em 12 meses. 

Em oito das cidades monitoradas, os preços em 2014 não conseguiram acompanhar sequer a inflação: São Caetano do Sul, Florianópolis, Recife, Porto Alegre, Contagem, Santos, Curitiba e Brasília, onde houve queda nos preços.

- Em cinco dos dez meses do ano, incluindo outubro, o índice ficou abaixo do IPCA, o que reforça essa tendência de desaceleração que vemos desde o início do ano no curto prazo.

Cenário pessimista também a longo prazo
Para o longo prazo, tudo vai depender da condução da política econômica do país. Se as previsões pessimistas de alguns analistas se confirmarem, com recessão e elevação de preços, essa desaceleração pode ficar mais acentuada - avalia o economista da Fipe, Bruno Oliva.

Resultado confirma queda dos preços
No mês, a variação do índice foi de 0,45%, contra 0,55% em setembro. Como a expectativa é que o IPCA feche o mês em 0,5%, o resultado representa uma queda de preços dos imóveis em termos reais. São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que viveram aumentos expressivos nos últimos anos, desta vez se destacaram por registrarem a menor variação mensal desde o início da série histórica em 2008.

Também em relação aos aluguéis, houve queda na variação mensal em ambas as cidades. 

(O Globo - Economia - Imóveis - 05/11/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário