Total de acessos

Teste

terça-feira, 29 de julho de 2014

Rede Globo: Crise imobiliária é destaque no Jornal Nacional

Depois de subirem em um ritmo mais forte que o da inflação, os preços dos imóveis em São Paulo desaceleraram. E as vendas caíram.

Estava difícil encontrar um imóvel que coubesse no orçamento. Depois de seis anos procurando, Denise vendeu o dela e comprou um novinho só fechou contrato porque conseguiu negociar.

“Pedi um desconto. E conseguimos um desconto e vamos fechar o contrato. E agora tem desconto. Antes não tinha”, conta a médica Denize Menezes Lourenço.

Nos últimos anos, o preço dos imóveis em sete cidades brasileiras vinha subindo bem acima da inflação. No pico, os imóveis subiram 2,7% em apenas um mês, em abril de 2011, contra uma alta média de preços de 0,77%. Mas agora houve uma reviravolta. Desde março deste ano, os preços dos imóveis sobem menos do que a inflação.

Nova realidade
O dono da imobiliária confirma: o mercado está diferente. “O mercado vinha meio parado até o meio do ano e agora parece que retomou a força e nesse cenário de redução de preços, descontos e os compradores aproveitando, quase uma liquidação mesmo. A gente vê descontos de 20%, 25% em alguns casos”, comenta Rodrigo Falcão Vaz.

Copa, a eterna culpada
Só em São Paulo, a venda de imóveis novos caiu 36% em maio deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Um outro dado que mostra a desaceleração desse mercado é o crédito imobiliário, que caiu quase 20% no país na comparação anual. Uma das explicações é a Copa do Mundo que, em junho, ajudou a esfriar as compras. Mas os economistas dizem que não foi só isso.

“A gente chegou a ter juros pro financiamento imobiliário perto de 7% ao ano, 7,5%. Hoje a gente já vê juros 9%, 9,5% na média, casos até de juros maiores. Com menos gente conseguindo emprego e os salários crescendo menos, aquele ímpeto para comprar o imóvel diminui”, explica o economista da Fipezap Eduardo Zylberstajn.
O economista lembra que comprar a casa própria é uma escolha que exige tempo: “A decisão no final na compra do imóvel é uma decisão de longo prazo. Então, você querer acertar o movimento preciso do mercado sempre é muito difícil, você tem que tomar a decisão com base nas necessidades e nas condições das famílias”. Veja o vídeo completo da reportagem pelo link

(Portal G1 - Jornal Nacional - Notícia - 28/07/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Um comentário:

  1. É, se alguém ainda tinha alguma esperança nesse mercado, dançou...se já está saindo até no Jornal Nacional, já era!...Alô, alô, Ricardo Amorim, sai dessa!

    ResponderExcluir